Sema recebeu 825 animais silvestres para tratamento e soltura no ano de 2022

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, recebeu 825 animais silvestres, em 2022, para tratamento e soltura no ambiente natural.

Estes animais são provenientes de ações de fiscalização de animais, resgates de atropelamentos ou outro dano à saúde animal, e entrega voluntária feita pelo cidadão.

Do total, 247 foram resgatados pela Sema, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, o que representa a maioria dos animais que passaram pelos cuidados do setor.

Foram entregues de forma voluntária pela população 206 animais e 230 vieram de apreensões. 

Do total de animais recolhidos, 491 foram devolvidos à natureza após triagem e tratamento.

O restante está sob cuidados especiais, com guardiões, nas dependências do Batalhão Ambiental, ou então morreram depois do resgate.

Entre as principais espécies recebidas estão 623 aves, como araras, papagaios, canários, corujas e garças.

Os mamíferos foram 135, com destaque para seis onças-pintadas, 18 tamanduás bandeira, 19 macacos, entre outras espécies; e 67 répteis, sendo 15 serpentes, 48 entre jabutis, tracajá e tartarugas, além de jacarés, iguanas, entre outros. 

Os animais foram atendidos pelas quatro clínicas credenciadas para atendimento aos animais silvestres, uma delas em Várzea Grande, e outras três no interior do estado: Barra do Garças, Sorriso e Confresa.

A Sema formalizou também uma parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso para atendimento. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.