Sema e REM MT apresentam ações ambientais de sucesso em evento na Indonésia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação/REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso, representado pela Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e pelo Programa REM Mato Grosso, participou da discussão do Acordo Sul-Sul, na Indonésia, entre os dias 23 a 29 de maio, onde foram apresentadas as ações de sucesso adotadas pelo Estado para o combate do desmatamento ilegal e pela preservação das florestas.

O evento, promovido pelo Banco Mundial, teve como objetivo incentivar parcerias e trocar experiências entre o Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia sobre a pauta ambiental, que é assunto comum entre todas essas nações, já que juntas, somam mais de 50% da floresta tropical do mundo.

Entre os assuntos tratados no encontro, os desafios do mercado de carbono, o desmatamento ilegal e os desafios da remuneração pela floresta em pé foram alguns dos destaques.

Na oportunidade, a Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, mostrou como Mato Grosso melhorou na atuação contra infratores e no combate ao desmatamento, promovendo atividades econômicas da floresta, como o manejo florestal sustentável.

Já a coordenadora geral do REM Mato Grosso, Ligia Vendramin, ressaltou que o evento foi uma excelente oportunidade para compartilhar com os países do Sul, as iniciativas e resultados do programa.

O Programa REM Mato Grosso é uma das iniciativas da agenda ambiental em Mato Grosso, sendo uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido ao Estado, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento, pelos resultados na redução do desmatamento.

O REM Mato Grosso beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas.