Sema aproveita Mutirões Ambientais realizados por Sindicatos Rurais para orientar produtores sobre o CAR

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realizou, neste ano, mil 326 atendimentos a produtores rurais, em cinco edições de Mutirões Ambientais, realizados por sindicatos rurais de forma itinerante, no interior de Mato Grosso.

O órgão ambiental presta orientações sobre o CAR, Cadastro Ambiental Rural, com o objetivo de aumentar as validações do cadastro.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, o órgão está atendendo os pedidos dos sindicatos para esse contato direto com os produtores rurais.

Ela explicou que a secretaria leva as equipes em campo para mostrar a real situação do Cadastro Ambiental Rural aos proprietários para que eles saibam exatamente o que precisam fazer para obter a regularidade ambiental.

Os produtores podem fazer consulta online do processo, por meio do Simcar, Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural, e, durante os mutirões, o atendimento presencial serve para tirar todas as dúvidas dos interessados.

Mato Grosso é o estado com as análises e validações do CAR em situação mais avançada, no entanto, a Secretaria espera obter resultados ainda mais positivos trabalhando com a educação ambiental e orientando os produtores e responsáveis técnicos. 

A adesão ao CAR aumentou desde o início dos atendimentos, que contava com 136 mil cadastros na base de dados, e agora possui 140 mil.

Cerca de 70 mil cadastros já foram analisados pela equipe de técnicos da Sema. Destes, mais de 20 mil estão suspensos por pendências, e 23 mil aguardam complementação do interessado. 

Os eventos aconteceram em Cuiabá, Sinop, Sorriso, Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Cada edição atendeu diversos municípios do seu entorno com inscrição prévia dos responsáveis pelas propriedades. 

Até o final do ano serão visitados os municípios de Diamantino, Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Cáceres, Jaciara e Rondonópolis.

Para mais informações sobre o CAR é só entrar em contato com a Sema pelo WhatsApp (65) 3613-7288.