Sema aperta cerco contra a pesca ilegal no final do período da piracema

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A pesca continua proibida em todos os rios de Mato Grosso até o dia dois de fevereiro.

Para impedir a retirada ilegal de peixes, a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar fazem a fiscalização fluvial e montam barreiras nas estradas nesses últimos dias de defeso da piracema.

As barreiras nas estradas abordam veículos para verificar o transporte ilegal de pescado.

Os pontos das barreiras são estratégicos, nas proximidades dos rios.

Já a fiscalização fluvial acontece para retirar redes de pesca, armadilhas e tarrafas, apreender embarcações, flagrar pescadores ilegais e devolver os peixes apreendidos à natureza.

A fiscalização dos rios também é feita com drones que capturam imagens e mostram quando há a necessidade das equipes irem ao local impedir a retirada ilegal de peixes.

A Sema também verifica os estabelecimentos comerciais que declararam estoques. Já foram fiscalizados mais de 80% dos estabelecimentos, somando mais de 40 mil quilos de pescado.

Transportar, armazenar, beneficiar, industrializar ou comercializar pescados ou produtos originados da pesca sem comprovante de origem ou autorização do órgão competente pode gerar uma multa de mil 100 mil reais, mais um acréscimo de 20 reais por quilo de pescado.

Quem tomar conhecimento de algum crime ambiental deve denunciar pelo telefone 0800 065 3838.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.