Sema alerta produtores rurais sobre a importância dos prazos para a análise do CAR

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, alerta os produtores rurais e responsáveis técnicos sobre a importância de seguir os prazos estabelecidos para a análise do CAR, Cadastro Ambiental Rural.

Desde a implantação do CAR Digital, em março deste ano, o processo automatizado oferece um prazo de 90 dias para análise após a notificação via e-mail.

O registro permanece suspenso até a completa regularização.

Para os cadastros aprovados, os proprietários dispõem de um prazo adicional de 90 dias para revisar, aceitar ou recusar as informações no sistema do CAR Digital.

A aceitação confirma os dados do usuário e gera automaticamente a documentação necessária.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, destacou a importância do CAR para o acesso a mercados, créditos e financiamentos.

O primeiro Mutirão Ambiental CAR Digital aconteceu em Nova Ubiratã com apoio da prefeitura local e do sindicato rural, entre os dias nove e 11 de abril, e fez 134 atendimentos para esclarecimento de dúvidas sobre a regularização dos registros.

Outros mutirões ambientais estão previstos para acontecer em maio nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, São José do Rio Claro e Ipiranga do Norte.