| Segunda_etapa_da_campanha_de_vacinacao_contra_a_gripe_termina_nesta_sexta_sem_atingir_a_meta_.mp3 |
Anna Luísa Praser
A segunda fase da Vacinação Nacional contra a gripe termina nesta sexta-feira (8) com uma triste constatação: essa parte da ação será encerrada longe de bater a meta de imunização prevista pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é tornar imune 90% de todos os públicos previstos, mas de acordo com levantamento do órgão, apenas 36% do grupo prioritário foram vacinados. Isso quer dizer que, dessa parcela, cerca de 10 milhões de pessoas ainda não foram imunizadas.
Essa etapa da vacina é direcionada para povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional e população carcerária, inclusive jovens adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
De todo o público-alvo, caminhoneiros e trabalhadores de transporte público foram os que menos procuraram a vacina. Das 2,6 milhões doses reservadas para essa categoria, somente 477 mil foram aplicadas.
Há, inclusive cinco municípios dos estados de Rondônia, Amazonas e Pará que até o momento ainda não registraram nenhuma dose aplicada no sistema de Informação.
Já na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, terá início a terceira e última etapa de vacinação contra a gripe. Essa fase está prevista para terminar no dia 05 de junho e terá como público-alvo pessoas com deficiência, professores, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas de 55 a 59 anos.
Para tentar atingir as metas, o Ministério da Saúde faz um apelo à população para que busquem os postos de saúde para tomar a dose recomendada de vacina da gripe, já que esta é a principal forma de prevenir a doença.
O ministério destaca ainda que, apesar da pandemia, os estados e municípios estão preparados para oferecer a imunização de forma segura aos grupos prioritários.