Seduc vai fazer avaliação do ensino em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, implementará, no mês de abril, a Avaliação para a Aprendizagem MT/2020.

Participarão do processo os estudantes matriculados nos 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio de todas as escolas urbanas, do campo e quilombolas.

Serão avaliados também os estudantes dos 8º anos do Ensino Fundamental e dos 2º anos do Ensino Médio da Educação Escolar Indígena.

Os estudantes das Escolas Especializadas de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos não serão avaliados.

O objetivo da avaliação, que será aplicada de dois a sete de abril, é diagnosticar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de modo que seus resultados sejam utilizados para ações de intervenções pedagógicas para melhoria do aprendizado.

Serão aplicadas provas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática para os 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2º anos do Ensino Médio, e das áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza, para os 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2º anos do Ensino Médio.

A avaliação tem como referência as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso.

Conforme destaca a secretária-adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, o resultado do processo de avaliação contribuirá para repensar as políticas educacionais, bem como, o planejamento de ações que promovam a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. 

“A Seduc solicita aos gestores, professores e toda comunidade escolar a mobilização e incentivo dos estudantes, para que participem, efetivamente, de todos os dias de avaliação”, ressalta.

A secretária-adjunta informa que dentro dos próximos dias serão encaminhados às escolas as orientações com os detalhamentos para aplicação e inserção dos dados no sistema de Gestão Educacional.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.