Seduc entrega mais de mil livros para o Sistema Prisional de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, entregou, recentemente, mil 225 livros literários para o Sistema Prisional de Mato Grosso.

As publicações contemplam diversos gêneros literários e vão atender salas anexas de escolas da rede estadual que atendem, com a educação básica, cerca de três mil pessoas privadas de liberdade em 41 unidades prisionais do Estado.

O secretário Alan Porto ressaltou que o acervo não atende exclusivamente os estudantes das salas anexas, mas todos os 12 mil e 600 reeducandos do sistema em Mato Grosso.

Porto explicou que basta que eles manifestem o interesse pela leitura que os professores vão orientá-los quanto à escolha dos títulos.

Alan observou que, em julho, a Seduc já havia entregue 532 livros literários para atender seis Centros de Atendimento Socioeducativo nos municípios de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Sinop.

Em todas as unidades, a gestão e acompanhamento da leitura é de responsabilidade do projeto Remissão pela Leitura, que é ligado ao Governo Federal.

Já os professores pedagogos que atuam nas salas anexas da rede estadual, que funcionam nas unidades prisionais, contribuem com a orientação da leitura de acordo com nível de escolaridade de cada reeducando.

Segundo o juiz de direito e coordenador do eixo de educação nas prisões do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária, Bruno de Oliveira Marques, dependendo da dedicação do preso, 12 livros lidos durante um ano, representam 44 dias de remissão, ou seja, 44 dias a menos de prisão.