| Seduc alerta para os perigos da brincadeira conhecida como “desafio da rasteira”.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, tomou medidas preventivas quanto as brincadeiras que proliferam na internet – conhecidas como “desafio da rasteira” ou “quebra-crânio” – entre alunos das escolas públicas e particulares.
Esta semana, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, encaminhou orientações às escolas da rede estadual de ensino, extensivo aos profissionais da educação e comunidade escolar, alertando sobre o perigo dessa nova brincadeira.
“A Seduc faz um alerta para sensibilizar os gestores, professores e pais quanto à gravidade dessa brincadeira que inclusive já levou uma pessoa a óbito”, destaca.
Conforme o documento, a Seduc “recomenda que todas as unidades escolares e Assessorias Pedagógicas intensifiquem campanhas de informação e conscientização dos alunos e familiares sobre o risco que correm ao colocarem em pratica esse tipo de conduta, para que preservem a integridade física própria e dos demais colegas”.
Trata-se de uma espécie de jogo, que acontece com três pessoas. Quem está no meio é a vítima, na maioria dos casos, ela não sabe o que vai acontecer.
Ela precisa dar um pulo. Enquanto ela ainda está no ar, as duas pessoas do lado a derrubam com uma rasteira. Ao cair de costas no chão, a vítima pode bater a cabeça e a coluna.
Diante da repercussão negativa, o próprio youtuber Robson Calabianqui, conhecido como Fuinha, que criou a “brincadeira”, retirou o vídeo do ar e fez um pedido de desculpas público.
“Como influenciador, eu errei. Como humorista, eu falhei. Eu peço desculpas para todos vocês. Então quero pedir de coração que não propagem esse vídeo”, lamentou o youtuber.