Secretário de Saúde diz que estudo do MP só aumenta o pânico na população

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O Ministério Público apresentou nesta semana um levantamento, realizado junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, que aponta a ocorrência de 266 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda no Estado, entre 28 de fevereiro e 27 de abril deste ano.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, afirmou que as informações relativas à pandemia da Covid-19 em Mato Grosso ainda não estão claras.

Já o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, garante que não existe registro de mortes por causa do Coronavírus nessa proporção. Ele disse ainda que não teve acesso ao levantamento feito pelo MP e que esse tipo de estudo não ajuda no combate da doença, mas aumenta o pânico na população.

Figueiredo explica que os pacientes notificados com a Síndrome Respiratória Aguda Grave passam pelos testes de Coronavírus. O secretário informou que nos primeiros quadrimestres dos últimos nove anos houve uma variação de 173 a 290 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

No mesmo período desse ano foram 219 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 11 por Covid-19, de acordo com dados do sistema do Ministério da Saúde.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.