Secretaria de Saúde alerta para o aumento dos casos de hepatites em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Dentre as abordagens da campanha do Governo do Estado voltada para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, está um alerta para casos relacionados às hepatites virais. 

 

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, registrou 15 casos de hepatite A, 499 casos de hepatite B e 199 casos de hepatite C em Mato Grosso, apenas no ano de 2019.

 

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Os sintomas mais comuns das hepatites A e B são: dor ou desconforto abdominal; dor muscular; fadiga; náusea e vômitos; perda de apetite; febre; urina escura e o amarelamento da pele e olhos.

 

Em alguns casos, são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas.

 

De acordo com a técnica especializada em hepatites virais da Secretaria Estadual de Saúde, Regina Nascimento, o diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por isso é tão importante fazer os exames.

 

A confirmação pode ser feita por testes rápidos, que apontam o resultado em uma hora, sendo que também existem exames feitos em laboratório.

 

Regina Nascimento destacou ainda que o SUS, Sistema Único de Saúde, oferece tratamento para todos os tipos de hepatites, independentemente do grau de lesão do fígado.

 

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, entretanto, quem se vacina para o tipo B também estará protegido da hepatite D.

 

A vacina está disponível e é gratuita pelo SUS. Para os demais tipos de vírus, não existe vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.