Sebrae será parceiro da CUFA Mato Grosso na realização da Expo Favela 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma parceria entre o Sebrae e a CUFA, Central Única das Favelas de Mato Grosso, tem impulsionado pequenos negócios nas favelas e comunidades periféricas.

Tanto que este será o segundo ano que o Sebrae do estado apoia a Expo Favela Innovation 2024, uma feira voltada para empreendedores de favela, que acontece nos dias sete e oito de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá

Além disso, na última semana a CUFA participou com um estande no Congresso Internacional de Sustentabilidade para pequenos negócios, realizado pelo Sebrae Mato Grosso.

Na oportunidade, o diretor técnico do Sebrae, André Schelini, destacou a importância de apoiar pequenos empreendedores, especialmente aqueles de comunidades periféricas.

Schelini enfatiza que o Sebrae, em parceria com a Central Única das Favelas, trabalha para levar conhecimento e oportunidades a esses empreendedores.

O diretor do Sebrae lembrou que os pequenos negócios são essenciais para o desenvolvimento local sustentável de qualquer município, sejam eles urbanos ou rurais.

A pesquisa da Data Favela 2023 revela que mais de cinco milhões moradores da favela são empreendedores, seis milhões sonham ter um negócio próprio e sete em cada 10 pretendem abrir o empreendimento dentro da favela.

Para o presidente da CUFA em Mato Grosso, Anderson Zanovello, a parceria com Sebrae é uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades de negócios para pequenos empreendedores em comunidades periféricas.

Uma das principais iniciativas do Sebrae é ajudar esses empreendedores a se formalizarem como MEIs, Microempreendedores Individuais. 

Isso não apenas lhes confere um CNPJ e a capacidade de emitir notas fiscais, mas também garante benefícios sociais, como aposentadoria por tempo de contribuição ou invalidez.