04 Safra de sorgo 2425 começa a ser plantada em todo país; grão está presente na alimentação humana e animal e no biocombustível.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O sorgo é um dos cereais mais plantados no mundo e no Brasil não é diferente: a área plantada com a cultura cresce a cada safra. De acordo com a Conab, a perspectiva para a temporada 24/25 é de que o sorgo ocupe uma área de 1 milhão 460 mil hectares, crescimento de 3% em relação ao período anterior, com produção de 4 milhões 425 mil toneladas. Além disso, segundo a Abramilho - Associação Brasileiro dos Produtores de Milho e Sorgo, a produção nacional do cereal dobrou nos últimos quatro anos e transformou o Brasil no terceiro maior produtor mundial.
O sorgo é considerado uma cultura versátil. Sua produção, que antes era destinada apenas à alimentação animal, vem ganhando protagonismo na dieta humana com cerveja, pipoca, farinhas, entre outros alimentos e até mesmo na indústria de biocombustível. O cereal está sendo muito demandado pela indústria alimentícia para consumo humano, devido a características como ação antioxidante, amido residente e sem glúten. De acordo com Arakawa, isso proporciona ter alimentos produzidos para pessoas celíacas, com intolerância ao glúten. O sorgo também atua na redução de obesidade e apresenta fibra alimentar, o que é importante para o nosso organismo.