Safra 2024/2025 deve atingir novo recorde com 336,1 milhões de toneladas, diz Conab

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Dados divulgados pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, nesta quinta-feira, apontam que a safra de grãos 2024/2025 deve atingir mais de 336 milhões de toneladas.

Se a previsão se confirmar, será um crescimento de 13% em relação à safra anterior, consolidando mais um ciclo recorde para o setor produtivo.

Em relação ao levantamento anterior, houve um acréscimo de mais de três milhões de toneladas.

Esse avanço foi impulsionado por revisões positivas em culturas estratégicas, como o milho, que teve aumento de quase um milhão e meio de toneladas, seguido pela soja, com um milhão e 300 mil, e pelo sorgo, com mais 502 mil toneladas.

A área total cultivada nesta safra também cresceu: são quase 82 milhões de hectares, uma alta de 2,3% em comparação com o ciclo passado.

Esse aumento, aliado às boas condições climáticas em várias regiões e aos investimentos em tecnologia, contribuiu para uma expectativa de produtividade média de quatro milhões de 108 quilos por hectare, 10,4% superior à registrada na temporada de 2023/2024.

Para o setor agropecuário, os dados refletem não apenas a resiliência do campo, mas também a eficiência crescente dos trabalhos brasileiros, que continuam avançando em qualidade, escala e capacidade de resposta aos desafios climáticos e de mercado.

Essa combinação fortalece a concorrência dos produtores no cenário global e reforça o papel do Brasil como potência agroalimentar.