Rota do Oeste: 80% dos acidentes com motos deixam mortos ou feridos em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

No ano passado, 80% dos registros de acidentes com motos deixaram mortos ou feridos.

Os dados são da Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela BR-163, e apontam que os municípios com maior incidência de acidentes envolvendo esse tipo de veículo são Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande.

As travessias urbanas da BR são regiões com alta incidência de registros envolvendo motos.

Isso, de acordo com a Rota, é reflexo da diversidade de rotatórias, semáforos, acessos, retornos e até mesmo o comércio local.

A concessionária alerta que, esse conjunto de informações, pode distrair os condutores e ainda dar a falsa sensação de estarem trafegando em uma via totalmente urbana, quando na verdade estão em uma rodovia com tráfego pesado e com velocidades mais altas.

É fundamental para a proteção e segurança dos motoqueiros o uso de capacete, roupas e calçados fechados e sem salto pelo condutor e passageiro.

Quanto ao ‘carona’, é fundamental que observe a idade e não transporte mais que uma pessoa, de forma que garanta a tranquilidade ao pilotar dentro e fora da cidade.

Uma das ações para conscientizar o motorista e piloto é o ‘Pacto pela Segurança Viária’.

A campanha prevê uma série de ações conjuntas para salvar vidas e conta com o envolvimento de entidades públicas e privadas.

O compromisso assumido pelas entidades s é de longo prazo com vigência de 60 meses, focando na conscientização e implementação de medidas concretas para tornar as estradas brasileiras cada vez mais seguras.