| Rosa Neide defende o adiamento do Enem por causa da suspensão das aulas presenciais.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A deputada federal professora Rosa Neide, do PT de Mato Grosso, é uma das autoras de um projeto de Decreto Legislativo para que o Enem 2020, Exame Nacional do Ensino Médio, seja adiado.
Ela defende o adiamento por causa da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da covid-19, que afeta, principalmente, o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas.
"Há que se considerar que a preparação para o exame já foi comprometida, sobretudo para aqueles que mais dependem das aulas e que tem menos recursos didáticos e tecnológicos. A realização do exame tenderia a ampliar as desigualdades", diz a justificativa do projeto, que já tem o apoio de 12 deputados federais.
Marcado para acontecer em novembro, o Enem 2020 terá as provas tradicionais, no modelo impresso, e também a versão digital, que será realizada em dias diferentes e em locais autorizados.
No país, mais de três milhões de candidatos já se inscreveram para o exame.
Além do projeto de decreto legislativo para suspender a decisão do Ministério da Educação, tramita também uma ação popular para prorrogar as inscrições e também suspender o calendário previsto, ou seja, adiar por tempo indeterminado as provas.
“O ministro precisa parar de criar novas injustiças. Muitos jovens não têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo se tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem não seria suficiente”, critica a parlamentar.