04 RITMO ACELERADO. Exportações de carne suína geraram mais de R$ 6 bilhões até abril.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação/AEN
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
As exportações brasileiras de carne suína seguem em ritmo acelerado em 2025, com desempenho expressivo nos quatro primeiros meses do ano.
De janeiro a abril, o Brasil embarcou 466 mil toneladas do produto, o que representa um crescimento de 15,9% em comparação ao mesmo período de 2024.
Em receita, o setor alcançou mais de seis bilhões de reais, registrando aumento de 29,9% sobre os pouco mais de quatro bilhões de reais obtidos no ano anterior, considerando a cotação média de cinco reais e 70 centavos por dólar.
O resultado reforça a tendência positiva nas exportações brasileiras de carne suína, impulsionada por avanços em mercados consolidados e pela ampliação em destinos estratégicos, especialmente na Ásia e América Latina.
A valorização da receita está diretamente ligada ao reconhecimento internacional da qualidade do produto nacional e à confiança no status sanitário mantido pelo Brasil.
Somente no mês de abril, os embarques totalizaram 129 mil toneladas, alta de 14,6% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram exportadas quase 113 mil toneladas.
A receita gerada chegou a um bilhão e 72 milhões de reais, o que representa um avanço de 24,7% frente aos números registrados em abril do ano passado.