Retomada das exportações de carne para a China faz preço da arroba do boi subir.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Dados divulgados pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, mostram que o fim do embargo às exportações de carne bovina brasileira para a China e a habilitação de novas plantas frigoríficas no país podem refletir positivamente na recuperação do preço da arroba do boi e no volume de vendas.
A suspensão do envio de carne brasileira para os chineses durou 28 dias, após registro de um caso atípico de “vaca louca” numa propriedade no estado do Pará.
Segundo o Imea, o fim do embargo das exportações para a China somado a novas habilitações, refletiu na alta de 1,23% no contrato de março de 2023 no comparativo semanal e esteve na média de 288 reais e 65 centavos por arroba.
O Ministério da Agricultura e Pecuária e a Administração Geral de Alfândegas da China divulgaram ainda a reabilitação de um frigorífico que fica no município de Guarantã do Norte para voltar às exportações de seus produtos para os chineses.
Em fevereiro deste ano, as exportações apresentaram queda de 10,18%.
De acordo com o Imea, o principal motivo foi o embargo das vendas da proteína para a China por causa do caso atípico do mal da “vaca louca”.