REM MT lança cartilhas sobre cadeias do babaçu, castanha do Brasil, cumbaru e pequi

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, o REM Mato Grosso lançou cinco cartilhas sobre cadeias de valor apoiadas pelo Programa.

O babaçu, a castanha do Brasil, o cumbaru e o pequi são os destaques das cartilhas, que mostram toda a história, o cultivo e a importância desses produtos para o Estado.

A data de lançamento das cartilhas foi escolhida intencionalmente no Dia do Meio Ambiente, pois as cadeias de valor dependem da preservação ambiental para sua existência.

O Programa REM Mato Grosso tem uma forte atuação na promoção de atividades que buscam conciliar o uso econômico dos recursos do ambiente com a conservação da biodiversidade.

Além disso, promove a geração de renda para as comunidades locais, que fomentam a manutenção das florestas em pé, auxiliando não só o meio ambiente como também os agricultores familiares, os povos tradicionais e originários.

Segundo a coordenadora geral do Programa REM Mato Grosso, Ligia Vendramin, o fortalecimento de cadeias de valor como o pequi, o babaçu, a castanha e o cumbaru são essenciais para a conservação ambiental, já que, sem floresta não temos esses produtos.

Lígia lembrou ainda que esses produtos são essenciais para as diversas comunidades que têm nessas cadeias o seu sustento, a sua história e toda a riqueza cultural e gastronômica.

As cartilhas estão disponíveis no site do REM Mato Grosso. Lá você encontra todas as publicações do Programa, projetos apoiados e resultados alcançados.