Região norte de Mato Grosso recebe mais de 500 mil reais para enfrentamento da pandemia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Radioagência TRT

Por Karine Arruda - Radioagência TRT

A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho fizeram destinações de mais de 520 mil reais para ações de enfrentamento da covid-19, no norte do estado. Os valores serão usados na compra de equipamentos, materiais e insumos, para atendimento de pacientes contaminados com o novo coronavírus. Só o campus de alta floresta do IFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso, recebeu mais de 218 mil reais. Os recursos irão viabilizar testes para detecção da doença. O diretor-geral da instituição de ensino, Marcos Peixoto, fala sobre isso.

Eu acho extremamente importante nesse momento de pandemia da covid essa parceria porque ela só vai contribuir para que as amostras, para que os resultados saiam mais rápidos.”

O Laboratório de Biologia Molecular do IFMT de Alta Floresta foi construído após uma parceria com o consórcio de saúde da região norte de Mato Grosso. Ele foi inaugurado em julho do ano passado. De lá pra cá, mais de 21 mil testes já foram realizados. A Justiça do Trabalho e o MPT, inclusive, contribuíram para que o laboratório saísse do papel. Na época, foram destinados cerca de 215 mil reais por meio do Comitê Multi-institucional local, que repassa valores de condenações trabalhistas. O reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, reforça a importância dessas parcerias no combate da pandemia.

“Já é a segunda destinação feita pelo Comitê Multi-institucional, somando mais de 400 mil reais investidos na compra de equipamentos e de materiais para a realização dos exames de covid. É uma ação muito importante, na medida que esses recursos têm ajudado a salvar vida das pessoas nesse contexto de pandemia.”

Além dos valores destinados agora ao IFMT, quase 147 mil reais também foram repassados para o Hospital Regional de Alta Floresta. O Comando Regional VII do Corpo de Bombeiros, que atende a região norte do estado, foi outro órgão a receber recursos, na ordem de 151 mil reais. A juíza da Vara do Trabalho de Alta Floresta, Janice Schneider, explica que os repasses, nesse momento, tem foco em projetos de combate ao novo coronavírus.

“Foi sugerido pelo próprio Comitê que o IFMT fosse intimado pra apresentar algum projeto com alguma necessidade, assim como o Hospital Regional que atende covid e a Prefeitura, também, e os bombeiros. E eles tão logo apresentaram as suas necessidades, foi liberado os recursos para a compra desses equipamentos.”

Os recursos destinados são oriundos de condenações em ações civis públicas ajuizadas pelo MPT e que tramitam na Vara do Trabalho de Alta Floresta. O procurador do trabalho Danilo Vasconcelos afirma que o MPT tem cobrado, com rigor, a prestação de contas de como esse dinheiro tem sido utilizado.

“Juntamente com os representantes dos demais órgãos integrantes desses comitês, tem fiscalizado a efetiva aplicação dos recursos destinados ao enfrentamento da pandemia, bem como cobrado das administrações municipais a adoção de políticas públicas eficazes para conter a proliferação do coronavírus.”

Produção de Sêmia Mauad

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.