Redução dos impactos ambientais, investimentos e agroindustrialização serão temas debatidos na Expoagro 2025

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Expoagro

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Agro e Clima: Adaptação e Mitigação para uma Produção Sustentável é o tema central do Fórum dos Setores Produtivos da Expoagro 2025, que será realizado de 14 a 18 de julho, sempre no período da tarde.

De acordo com o professor de Zootecnia de Precisão da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso e coordenador do ConectZooAgro, João Costa Júnior, a escolha do tema é uma resposta direta às discussões globais sobre sustentabilidade, especialmente diante da proximidade da COP30, que será realizada este ano em Belém, no Pará.

Segundo ele, a ideia é que o Fórum dialoge com o que está em pauta mundialmente, especialmente no que diz respeito à mitigação de gases de efeito estufa e à produção sustentável.

O evento terá novo formato, pensado para se adequar à rotina do setor produtivo, e reúne uma programação diversificada com 14 palestras e painéis estratégicos.

A realização é uma parceria com a UFMT, por meio do projeto de extensão ConectZooAgro, que integra os cursos de Agronomia e Zootecnia.

Entre os destaques está a mesa-redonda “Agroindustrialização em Mato Grosso”, que vai reunir lideranças públicas e privadas para debater os desafios e oportunidades da verticalização da produção no estado

Segundo o coordenador do ConectZooAgro, o novo modelo de fórum foi estruturado com base nas demandas dos próprios expositores da Expoagro.

O coordenador disse ainda que a ideia é buscar um alinhamento com os temas globais que estão em debate, como sustentabilidade, adaptação climática e produção responsável, temas que serão considerados na COP 30.