| Redução do desmatamento ilegal em Mato Grosso chega a 27%.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Dados da Sema apontam que Mato Grosso diminuiu o desmatamento ilegal em 27%.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente apresentou à missão de monitoramento do Banco Mundial as ações do Governo do Estado do último ano e indicadores ambientais de desmatamento ilegal, fiscalização, regularização ambiental e investimentos para melhoria dos serviços.
De acordo com o secretário Executivo da Sema, Alex Marega, o Estado de Mato Grosso assumiu compromissos junto ao Banco Mundial de avançar no combate ao desmatamento ilegal, regularização ambiental e na melhoria e agilidade dos serviços e na prevenção dos crimes ambientais com precisão para identificar e responsabilizar os infratores quando necessário, além de promover uma conscientização para a preservação.
O gestor atribui os avanços na fiscalização à implantação do sistema de detecção do desmatamento em tempo real, com Imagens de satélite Planet.
O Estado embargou ainda mais de 6 mil quilômetros quadrados de áreas por desmatamento ilegal no último ano e aplicou mais de um bilhão e 500 mil reais em multas que somadas as autuações do IBAMA e ações dos Ministérios Público Estadual e Federal totalizam quase quatro bilhões de reais.