| Reclamações contra fornecedores podem ser feitas sem sair de casa.mp3 |
Vinícius Antônio
Em muitos casos, não é preciso sair de casa para registrar uma reclamação contra um fornecedor.
Pela plataforma consumidor.gov.br é possível acionar a empresa reclamada caso ela esteja entre as 625 cadastradas junto ao site.
Entre elas estão todas as companhias aéreas que atuam no Brasil e a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso.
Lançado pelo Governo Federal em 2014, o site www.consumidor.gov.br permite que o consumidor faça seu registro de casa, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo nos finais de semana e feriados.
A empresa acionada tem o prazo de 10 dias para se manifestar. O Procon monitora a ferramenta, intervindo na tentativa de acordo entre fornecedor e consumidor caso necessário.
Ainda é possível avaliar o atendimento do fornecedor, classificando o registro como atendido/não-atendido e dando uma nota ao serviço.
Sobre o coronavírus, em nota, a Associação Brasileira de Procons informou que agências de turismo e de transportes devem adiar ou cancelar viagens para destinos com focos de contaminação por coronavírus, sem multas, em caso de solicitação do contratante.
A recomendação toma como base o direito do consumidor de prezar pela sua vida, saúde e segurança. A solicitação deve ser feitas pelo www.consumidor.gov.br ou presencialmente caso o consumidor não tenha acesso à internet.