Puxada pelo mercado árabe exportação de carne bovina registra aumento expressivo em março

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O volume de exportações de carne bovina em equivalente carcaça, oriunda de Mato Grosso, alcançou em março de 2022, o terceiro maior resultado da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior.

O volume total exportado no período foi de quase 50 mil toneladas em equivalente carcaça.

Os dados são do boletim do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, que apontam que o volume exportado em março representa um acréscimo de 9,74% em relação ao mês de fevereiro deste ano.

Essa alta está relacionada ao fato de que alguns países como Singapura e Irã, aumentaram a compra da carne bovina mato-grossense no período.

O gerente de relações institucionais da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Nilton Mesquita, explica que essas exportações são uma surpresa positiva, visto que a alta no volume dos embarques é costumeiramente registrada no segundo semestre do ano, devido à maior demanda do mercado e o início da oferta de animais de confinamento.

Segundo Mesquita, o aumento das exportações neste ano, no mês de março, é reflexo da alta demanda de compra dos mercados externos, especialmente do mercado árabe, que garantiu esses números expressivos no terceiro mês do ano.

Quanto ao faturamento, o resultado das exportações foi de mais de 223 milhões de dólares no mês de março. Isso representa um aumento de 18,71% em relação ao mês de fevereiro, que somou 188 milhões de dólares.

“Ou seja, houve uma valorização no preço pago pela proteína mato-grossense no mês de março”, explicou o dirigente da Acrimat.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.