Próxima reunião do Gaepe/MT vai tratar das providências para construção e ampliação de creches

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

A próxima reunião ordinária do Gaepe, Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação em Mato Grosso, marcada para o dia 17 de abril, vai tratar sobre as providências relativas à construção e ampliação de creches.

A expectativa é que, nessa data, a Seduc, Secretaria Estadual de Educação, apresente aos demais órgãos e entidades que integram o gabinete os primeiros passos visando a diminuição da fila por creches em Mato Grosso. 

Por determinação do governador Mauro Mendes, a Seduc está levantando o número de obras inacabadas de creches.

De outro lado, no âmbito do Gaepe, será feito um novo levantamento da carência de creches nos municípios mato-grossenses, para comparar com os dados apurados em 2023, que indicaram a falta de 15 mil vagas.

Com as informações, o Estado terá que definir como vai aplicar os recursos assegurados no orçamento de 2024 destinados à primeira infância.

O investimento em educação infantil foi assegurado por leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, destinando um 121 milhões de reais do orçamento do Estado para construção e ampliação de creches.

Segundo o conselheiro Antonio Joaquim, que representa o TCE, Tribunal de Contas do Estado no Gaepe, cuidar de crianças tem que ser um compromisso de todas as esferas da administração pública.