Projeto une sustentabilidade, renda e oportunidade para jovens em comunidade rural de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Programa REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma iniciativa desenvolvida no distrito de Aguaçu, área rural de Cuiabá, está fortalecendo a cadeia da banana na região, com o apoio do Programa REM Mato Grosso.

Foram investidos pelo programa, 738 mil reais para a execução das atividades, que são conduzidas pela Agrifam, Associação de Agricultores Familiares da Mineira.

O projeto busca promover a sustentabilidade, gerar renda para produtores familiares, aumentar e diversificar a produtividade e qualidade dos cultivos, fortalecer a comercialização e fomentar a participação dos jovens no campo.

Para alcançar esses objetivos, foram implantadas técnicas agroecológicas e sistemas de irrigação, ampliação da logística de entrega, participação em programas de comercialização governamentais e a inclusão de jovens na gestão e operação do projeto, com a criação de uma diretoria jovem.

O projeto prevê a construção de uma agroindústria que moderniza o processo, potencializando a economia local e melhorando a renda das 30 famílias beneficiadas diretamente pela iniciativa.

O projeto também distribuiu seis mil mudas de banana e capacitou produtores em manejo sustentável, cooperativismo e técnicas de comercialização.

Foram adquiridos equipamentos para a agroindústria e materiais administrativos, incluindo um veículo para logística.

Além disso, foram realizados cursos voltados à gestão e ao uso de mídias sociais para jovens.

Essas atividades contaram com a participação de técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, que forneceram assistência técnica a 22 propriedades, além do apoio de secretarias municipais e estaduais, que contribuíram com políticas públicas, maquinários e suporte logístico.