Projeto transforma lodo de tratamento de esgoto em adubo para a agricultura familiar.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Foto: Gustavo Duarte
Texto do áudio:
Técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, visitaram, esta semana, a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Tijucal, em Cuiabá.
Lá eles conheceram detalhes do tratamento da água, coleta de esgoto e a produção do lodo, que é transformado em adubo para ser usado na agricultura familiar.
O projeto “Biolodo” que transforma lodo em adubo é uma iniciativa inédita em Mato Grosso.
O gerente de tratamento de água e esgoto, André Borges, e o coordenador operacional de tratamento de esgoto da concessionária, Alan Guedes, receberam a equipe da Empaer e mostraram todas as instalações das quatro lagoas de tratamento, bem como o local de armazenamento do biolodo.
Segundo eles, por dia, são retirados das lagoas da estação em torno de 15 toneladas de matéria orgânica, o biossólido ou biolodo.
O lodo do esgoto, gerado durante o processo de decomposição dos esgotos domésticos, após ser adequadamente tratado é transformado em adubo.
André Borges explicou que, hoje, a Estação tem em torno de 40 toneladas de biolodo para atender os agricultores familiares da Região de Cuiabá.
E no início de 2023, eles vão enviar o adubo para avaliação nas áreas rurais.
O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Fabrício Tomaz Ramos, ressaltou que esse projeto piloto começou no Sítio Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento 21 de Abril, zona rural de Cuiabá.
A propriedade foi escolhida para receber, gratuitamente, as primeiras cinco toneladas do biolodo que foi aplicado no cultivo do capim BRS Capiaçu, em uma área de quatro mil metros quadrados.
Fabrício Ramos disse ainda que outras propriedades rurais já foram selecionadas e em breve mais sete agricultores familiares estarão utilizando o biolodo.
Ele lembrou que este é um projeto novo para a agricultura familiar, que poderá contribuir para redução de custos e aumento da produtividade.
O projeto “Biolodo” é realizado por meio de uma parceria da Empaer com a empresa Águas Cuiabá.