04 Projeto do Senar MT leva crianças de três municípios para conhecer o trabalho no campo.mp3 |
Foto da manchete: ASCOM Senar
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
No mês de agosto, o programa do Semeia realizado pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, está em Lucas do Rio Verde, Poconé e Santo Antônio do Leste, oferecendo educação sobre o agro de maneira lúdica através de visitas em campo.
Um dos principais objetivos do projeto é levar conhecimento sobre a importância do agronegócio, oferecendo experiências sobre o real valor do trabalho em campo para crianças do ensino fundamental.
A metodologia do programa é dividida em três ciclos com uma média de 30 alunos por turma.
O primeiro Ciclo é voltado para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com visitas focadas na atividade de horticultura.
Já o segundo é direcionado para estudantes do 4º ao 6º ano, onde são abordadas as informações sobre a bovinocultura de corte.
A tecnologia no campo é o destaque do terceiro ciclo para as turmas de 7º a 9º ano do ensino fundamental.
Em novembro de 2023, o Semeia foi reformulado para que mais crianças tenham acesso ao programa no interior de Mato Grosso.
A expectativa é que o Senar Mato Grosso atenda cerca de 750 crianças até o final deste ano.
Só em Lucas do Rio Verde, o projeto deve contemplar mais 180 alunos nas próximas etapas até o mês de setembro.
Outro objetivo do projeto é despertar o interesse pelo aprendizado no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos com conexão aos assuntos tratados entre as etapas.