Projeto com mulheres indígenas fortalece conhecimento tradicional e protagonismo feminino nas aldeias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Programa REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em nove de agosto, o Programa REM Mato Grosso destaca as ações do projeto 'Jóias e Saberes da Floresta', que visa o fortalecimento do conhecimento tradicional e do protagonismo feminino nas aldeias

O Programa REM, comprometido com ações que valorizem e empoderem as mulheres indígenas, apoia cerca de dez iniciativas voltadas para as mulheres indígenas de Mato Grosso.

Entre elas, 'Joias e Saberes da Floresta', que se destaca como um exemplo de valorização e preservação da cultura e dos saberes ancestrais das mulheres da região.

A execução do projeto, que é realizada especificamente por mulheres Rikbaktsa e Coordenado pela Associação Indígena das Mulheres Rikbaktsa, começou a ser desenvolvido em 2022, alcançando 39 aldeias, dos territórios Erikbaktsa, Japuíra e Escondido, beneficiando cerca de 600 indígenas. 

Para alcançar os objetivos do projeto, foram realizadas diversas iniciativas como a realização de três oficinas para troca de experiências sobre ervas medicinais e artesanato.

Além disso, foram realizadas cinco expedições para coleta de plantas medicinais e matéria prima para produção de artesanato, capacitação em confecção de peças artesanais, capacitação em gestão de redes sociais e aquisição de materiais e equipamentos para melhorar a infraestrutura da Associação.

Esse é um dos 100 projetos exclusivamente para os povos indígenas apoiados pelo Programa REM Mato Grosso, que tem um subprograma específico para pessoas indígenas.

A participação das mulheres indígenas nas ações e projetos apoiados pelo programa é expressiva e incentivada pelo REM.