Programa que distribui absorventes de graça para pessoas carentes atende 116 municípios mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio 

 

Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país, desde o último mês de janeiro.

O acesso ao item de higiene é feito via Farmácia Popular, que conta com 507 estabelecimentos habilitados para distribuição em 116 cidades de Mato Grosso.

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual.

Nos últimos dias, foi lançada uma cartilha no site do Ministério da Saúde que traz informações detalhadas sobre como funciona o programa, o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, onde e quantos absorventes podem ser retirados.

O guia explica também como baixar o aplicativo Meu Sus Digital, já que é necessário gerar uma autorização dentro do app, antes de procurar uma das farmácias.

Podem receber os absorventes estudantes de baixa renda da rede pública, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema e a mulheres presas.

Para mais informações sobre o programa de distribuição gratuita de absorventes ligue para o Disque Saúde pelo número 136.