Programa Mais Médicos vai contratar profissionais para atendimento em territórios indígenas e quilombolas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Programa Mais Médicos lançou um edital com 196 vagas para contratação de profissionais que vão atuar na assistência aos povos tradicionais nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, como no território Yanomami.

De acordo com o edital do programa, divulgado pelo Ministério da Saúde, a expectativa é ultrapassar o número de 700 médicos em atuação nos territórios indígenas e quilombolas do país.

Desde o início do programa até agora, o número de profissionais atuando nessas regiões passou de 242 em 2022 para 541 neste ano.

Das vagas disponíveis no edital, 28 são para atuação na Terra Indígena Yanomami, que registrou um agravamento na saúde de crianças e adultos nos últimos anos, incluindo casos de desnutrição severa, verminose e malária.

Também estão disponíveis vagas no regime de cotas, para PCDs, Pessoas Com Deficiência, e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

No Brasil, são cerca de 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, divididos estrategicamente por questões territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades.

As estruturas de atendimentos nesses locais contam com Unidades Básicas de Saúde Indígenas, pólos-base e Casas de Saúde Indígena.

As inscrições seguem abertas até sexta-feira, 19 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site maismedicos.gov.br.