Programa Fazenda Pantaneira Sustentável será ampliado e vai atender mais 60 propriedades em 2023.mp3 |
Foto da manchete: reprodução CNA
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A partir de 2023, o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável será ampliado para um Programa e atenderá mais 60 propriedades rurais.
Com esta expansão, serão ao todo 75 fazendas assistidas pela equipe técnica do projeto.
O anúncio foi feito durante o 3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável, que aconteceu no dia primeiro de dezembro, no auditório da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, em Cuiabá.
O projeto é coordenado pela Famato, Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, e Embrapa Pantanal. E conta com a parceria do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, e Sindicatos Rurais.
A gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, assegurou a continuidade e expansão do projeto, alinhado com a nova diretoria que assumirá a gestão da Famato a partir de 2023, juntamente com as entidades parceiras.
Para a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Sales, o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável é importante para manter o produtor no Pantanal.
O que o projeto propõe é que todas as atividades da fazenda sejam feitas dentro da legislação, da biodiversidade.
Já o produtor rural de Poconé, Alcides Caetano Martins, afirmou que o Pantanal é um lugar diferenciado e a região foi premiada com a chegada do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável.
O projeto atende propriedades nos municípios de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Itiquira e Rondonópolis.