Profissionais de unidades básicas do SUS serão treinados para vacinar

Áudio

Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o Conasems, um projeto de capacitação de profissionais para atuar nos programas de imunização do país.

Chamado de ImunizaSUS, o projeto deve abrir mais de 94 mil vagas para capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde. O foco são os trabalhadores que atuam nas salas de vacinação das Unidades Básicas. Os alunos serão acompanhados por tutores e terão aulas à distância com 180 horas de capacitação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou que o projeto visa ampliar a capacidade de imunização do SUS. 

O projeto ImunizaSUS prevê a capacitação de dois profissionais de cada Unidade Básica de Saúde, e um dos objetivos é aumentar a cobertura vacinal da população.

Segundo o diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida, a porcentagem de pessoas vacinadas vem caindo nos últimos anos.

A previsão é abrir as inscrições para os tutores no dia 1º do próximo mês. Já para os alunos a previsão é que as inscrições sejam abertas ainda durante o mês de fevereiro.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.