Professores do Estado vão ganhar computadores e plano de internet para dar aulas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Governo de Mato Grosso vai comprar computadores novos e pagar internet para 15 mil 890 professores da rede de ensino estadual, em exercício da função.

As ajudas de custo serão de até seis mil reais e 20 centavos por servidor.

O projeto de lei que autoriza a criação de ajuda de custo foi aprovado pela Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, após ser apresentado aos deputados estaduais pelo governador Mauro Mendes.

Mendes destaca que o projeto vai permitir que o Governo deposite um recurso na conta dos professores, para a compra de um notebook de última geração.

Segundo ele, além do notebook, a internet vai ser paga durante três anos, para que todos os professores dentro da sala de aula possam ter esse equipamento como ferramenta de trabalho para aprimorar a educação dos alunos.

Conforme a proposta, os planos de internet, no valor de 70 reais, podem ser custeados por até 36 meses e a aquisição de computador novo será creditada em parcela única na conta do beneficiário.

O projeto será regulamentado por decreto, com prazo de quatro dias para operacionalização dos pagamentos, que conforme previsão, devem ser instituídos até 31 de março.

O projeto de lei tem como objetivo a mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19, uma vez que devido às medidas de biossegurança, as aulas e atividades escolares ocorrem de forma não presencial.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, essa é uma medida acertada, que vai beneficiar toda uma categoria.

Já o secretário de Educação, Alan Porto, disse que esse é um grande avanço com foco na melhoria do ensino aprendizagem. De acordo com Porto, muitos professores não tinham o equipamento e agora poderão adquirir sem onerar seu custo de vida.