| Professores da UFMT podem entrar em greve no dia 18 de março. Unemat deve acompanhar a paralisação das federais.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Os professores das Universidades Federais podem entrar em greve a partir de 18 de março.
O calendário de atividades da categoria foi aprovado durante o 39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior, que aconteceu recentemente, em São Paulo.
A aprovação foi durante plenária que debateu o plano de Lutas das Universidades. O objetivo é unir forças na construção de uma forte mobilização nacional em defesa da educação.
Mais de 600 docentes participaram do Congresso, decidindo que as instituições de ensino deverão realizar assembleias até o dia 13 de março para discutir os eixos da greve.
Reuniões para a convocação da paralisação devem acontecer nos dias 14 e 15 de março.
A Associação dos Docentes da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, se manifestou favorável ao calendário de lutas e à construção conjunta de uma greve do setor educacional.
Porém, a decisão definitiva será feita apenas após a Assembleia Geral com a categoria, prevista para o dia quatro de março.
Para a presidente do sindicato, Sílvia Nunes, o diálogo com a categoria sobre os ataques à educação superior é necessário para começar a mobilização da greve.
“O governo de Mato Grosso segue à risca a política nacional de destruição do serviço público no país e isso precisa ainda mais de resistência por parte da categoria”, reforça Sílvia.