Professora é investigada por Gordofobia contra aluno em escola de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O Ministério Público de Mato Grosso está investigando uma professora da rede estadual de ensino após a mãe de um aluno denunciá-la por comentários considerados gordofóbibos.

 

O caso estaria acontecendo desde o segundo semestre de 2018 na Escola Estadual Dom José do Despraiado, em Cuiabá.

 

A gordofobia é um preconceito em relação a pessoas gordas. As pessoas com gordofobia, têm um comportamento de julgamento em relação a pessoas gordas, criticando-as, ridicularizando-as e fazendo com que se sintam anormais, mesmo sem ter essa consciência.

 

A criança, que atualmente cursa a 5ª série do Ensino Fundamental, estaria sendo vítima de ameaças e agressões verbais em razão de sua condição física.

 

 “Todas as vezes que [a professora] tem oportunidade, o associa a personagens que são gordos, e com isso, o menino fica constrangido, deixa-o de castigo sob a alegação de que não copia a matéria exposta no quadro”, diz um trecho da denúncia.

 

O procedimento preparatório de apuração foi protocolado pela 19ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá e leva em consideração o Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais".

 

O procedimento deve ser concluído em até 90 dias. Uma equipe do setor psicossocial do Núcleo da Infância deve emitir um relatório técnico nos próximos dias. Caso a professora seja condenada pela Justiça, ela sofre risco de detenção de seis meses a dois anos.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.