03 Produção de sorgo dobrou nos últimos quatro anos e área cultivada deve subir 100% nos próximos quatro.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O cultivo de sorgo tem se tornado mocinho com um melhor entendimento do cultivo e novas oportunidades de negócios surgindo.
Dados da Associação Brasileiro dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) apontam que a produção brasileira de sorgo dobrou nos últimos três ou quatro anos, chegando perto de 5 milhões de toneladas, o que transformou o Brasil no terceiro maior produtor mundial do grão.
Este cenário de aumento do cultivo e da produção vem também acompanhando pelo fortalecimento do quadro de demanda, com altas para o setor de alimentação animal com rações e confinamentos e o investimento em plantar de etanol produzidos a partir do sorgo.
Outro elemento que tem potencial de estimular este crescimento do sorgo no Brasil são as exportações do grão, especialmente diante das tratativas para abertura do mercado chinês para receber o sorgo brasileiro.
O presidente da Abramilho conta que a entidade está trabalhando na assinatura de um protocolo sanitário de exportação e espera que a visita do presidente chinês ao Brasil no próximo mês sele esta liberação para iniciar os embarques.
Além dos tramites elaborados pela Abramilho em conjunto com o Mapa, Bertolini destaca que uma comitiva está sendo organizada para trazer chineses para visitar a produção brasileira de sorgo em pelo menos três estados na próxima safra, por volta do mês de maio de 2025.