Produção de soja coloca Mato Grosso como o 3º maior produtor do mundo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução CNA

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Mato Grosso tem se consolidado como líder na produção de soja no Brasil, atingindo novos recordes a cada safra e ficando entre os principais produtores mundiais do grão.

Se fosse um país, Mato Grosso seria o terceiro no ranking global.

Estimativa do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgada recentemente, aponta a produção de mais de 44 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23, o que representa cerca de 30% da produção total do Brasil.

Segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, o país deve produzir 151 milhões de toneladas.

Atualmente, o ranking de maiores produtores de soja conta com os Estados Unidos na segunda posição, com produção estimada em 121 milhões de toneladas para 2022/23, e Argentina em terceiro lugar, com projeção de produção de 34 milhões e meio de toneladas do grão.

Entretanto, se Mato Grosso entrasse na lista como um país, as posições seriam alteradas.

A Argentina, por sua vez, cairia para o quarto lugar no levantamento. Isso porque a estimativa de produção mato-grossense é 32% maior do que a da Argentina.

Segundo o secretário adjunto de Agronegócio e Investimentos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Anderson Lombardi, a participação de Mato Grosso na produção do Brasil é tão expressiva que, se o estado fosse um país e a produção mato-grossense tirada da conta nacional, o Brasil cairia para segundo maior produtor mundial, perdendo para os Estados Unidos.

Já a coordenadora de Inteligência de Mercado do Imea, Monique Kempa, explica que são diversos os fatores para o aumento na produção mato-grossense, dentre eles está o aumento de produtividade por hectare, com um cenário favorável de chuvas no período de plantio.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.