Produção de café cresceu mais de 100% em Mato Grosso nos últimos quatro anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Com o Programa MT Produtivo Café, o Governo de Mato Grosso tem incentivado a expansão da cultura do café, a partir da entrega de mudas e da distribuição de kits de irrigação para agricultores familiares.

O trabalho realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, está dando resultados positivos.

Segundo dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, houve crescimento de 102% na produção do grão nos últimos quatro anos.

Em 2019, foram colhidas mais de 121 mil sacas de café e, neste ano, mais de 245 mil sacas.

As mudas entregues pelo Estado são de café clonal, que possui alta produtividade, em pouco espaço.

Só em 2022 e 2023, foram entregues 300 mil mudas de café e 98 kits de irrigação.

De acordo com a Conab, também contribuíram para o crescimento da produção, a expansão da área em produção, o aumento do uso de fertilizantes e as excelentes condições climáticas durante o ciclo de cultivo do grão.

A Conab ressalta ainda que além disso, há uma maior tecnificação do sistema produtivo e de manejo, também favorecendo a expressão desse maior potencial produtivo das novas cultivares clonais.

Atualmente, 31 municípios mato-grossenses produzem o grão, sendo que os cinco maiores são: Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu.