Produção agrícola de Mato Grosso é a maior do Brasil pelo quarto ano consecutivo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcos Vergueiro | Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Mato Grosso lidera, pelo quarto ano consecutivo, a produção agropecuária brasileira.

O estado apresentou crescimento de 69% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, o VBP, segundo dados do Governo Federal.

Em 2018, quando alcançou o primeiro lugar brasileiro, obteve VBP de 114 bilhões de reais, no ano seguinte chegou a 124 bilhões, em 2020 alcançou a marca de 175 bilhões e fechou 2021 com 193 bilhões de reais.

Atualmente o Estado detém mais de 17% da produção agrícola nacional, seguido pelo Paraná na segunda posição, São Paulo aparece na terceira colocação, Minas Gerais em quarto lugar e o Rio Grande do Sul em quinto, no ranking.

Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho, algodão e bovino do país. Juntas as quatro commodities são responsáveis por 93,5% do valor bruto arrecadado no Estado, ultrapassando 180 bilhões de reais.

Conforme levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, Mato Grosso tem 35 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil. A agropecuária tem participação importante no PIB do Estado, estimada em 21,36%.

Seis municípios despontam em produção agropecuária. Sorriso, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Ubiratã e Nova Mutum.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.