Primeiro indígena contaminado pelo novo coronavírus em Mato Grosso é uma mulher Xavante de Barra do Garças

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Conforme o Distrito Sanitário Especial Indígena do Ministério da Saúde, uma mulher da etnia Xavante é a primeira pessoa indígena a testar positivo para o novo coronavírus em Mato Grosso.

De acordo com o Distrito Sanitário, a mulher é portadora de uma doença renal crônica, desde 2015 e faz tratamento de hemodiálise e estava internada na Casai, Casa de Apoio a Saúde Indígena, em Barra do Garças.  

Segundo o Dsei Xavante, o estado de saúde da indígena “é estável”. “Ela encontra-se no isolamento respiratório da Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças”, diz nota do distrito.  

Além disso, o órgão também anunciou medidas para prevenir a disseminação do vírus na Casa de Apoio a Saúde Indígena.

 “A Casai terá seus ambientes higienizados e desinfetados pelo Corpo de Bombeiros. Os pacientes internos da Casai, bem como todos os seus profissionais, estão sendo monitorados”, diz o documento divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Os Xavantes são a terceira população indígena do país mais vulnerável à pandemia do coronavírus, segundo diagnóstico “Análise de Vulnerabilidade Demográfica e Infraestrutural das Terras Indígenas à Convid-19”, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, com mais de 22 mil pessoas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.