Prévia da 1ª semana de fevereiro prevê inflação de 0,40%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A prévia da inflação da 1ª semana de fevereiro apontou alta nos preços de 0,40%. Com isso, somente este ano, o indicador já acumula ganhos de 1,48%, que chegam a 2,49% nos últimos 12 meses. Medido pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal calcula a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do país.

Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa que compõem o índice tiveram variação acima da medição anterior. A maior contribuição veio do grupo Educação, Leitura e Recreação, que subiu 1,45%, bem acima dos 0,37% verificado na última semana de janeiro.

O grupo Habitação também subiu acima de 1%, enquanto os itens dos Transportes tiveram alta de 0,88 e, os de Comunicação, saíram de uma ligeira deflação para um pequeno avanço de 0,02%.

Já os grupos Alimentação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoas e Despesas Diversas apresentaram recuos nos preços, mas ainda estão com taxas positivas, que passa de 1% no casos dos alimentos.

Considerando itens individuais, os analistas da FGV também destacam as passagens aéreas, que continuam em queda. A deflação de 15,23% no final de janeiro foi seguida por uma nova variação negativa de 7,98% neste início de fevereiro. Já as hortaliças e legumes saíram de uma alta de 7,39%, registrando aumento de 4,80%.

Edição: Joana Lima

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.