02 Preocupações em torno da quebra de safra da soja em MT são apresentadas ao Mapa.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
Preços em baixa, quebra de safra da soja e dificuldades de acesso ao crédito. Essas foram algumas das demandas apresentadas pelo setor produtivo de Mato Grosso ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Neri Geller, No começo desta semana durante reunião em Cuiabá.
O encontro, realizado na sede do Sistema Famato, reuniu representantes das entidades que compõem o Fórum Agro.
De acordo com Geller, diversas reuniões deverão ser realizadas nos próximos dias em todos os estados produtivos. Ele pontua que o objetivo é “começarmos a pré-estabelecer diálogos e demandas do setor”.
A situação dos preços e da seca, em Mato Grosso e algumas regiões do Centro-Oeste, foi classificada pelo secretário de Política Agrícola como “preocupante”.
Ainda conforme Geller, algumas medidas já estão sendo estudadas dentro do Mapa, como é o caso da possibilidade de uma linha de crédito voltada para a renegociação do custeio em dólar.
Na avaliação do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, o diálogo realizado com o Mapa é de fundamental importância para o setor produtivo mato-grossense.