Prefeitura e Senar-MT realizam cursos de qualificação em comunidades rurais de Várzea Grande.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
No mundo atual, nem todas as famílias que moram no campo vivem, de fato, do campo.
Muitos decidiram ir viver em uma chácara ou sítio após a aposentadoria.
Outros vivem na zona rural, mas trabalham na cidade e, dessa forma, a terra não rende tudo aquilo que poderia produzir.
Com o objetivo de balancear essa realidade é que a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso e com o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, tem levado qualificação profissional às comunidades rurais de Várzea Grande.
Um exemplo é a região do Formigueiro, onde já foram realizados cursos de identificação e uso de plantas medicinais, controle de formigas cortadeiras e cupins, cultivo de banana, avicultura e, recentemente, olericultura orgânica, que é a plantação de horta.
A última capacitação foi feita a uma turma de 15 pessoas. De acordo com o biólogo e instrutor Rafael Ávila, foram abordados tópicos como manejo do solo, adubação, identificação e combate de pragas, entre outros.
A aposentada Lourdes Costa dos Santos, que é dirigente da Associação Comunitária Agrícola do Formigueiro, destacou a importância das parcerias firmadas pela Prefeitura para levar conhecimento técnico, que tem beneficiado os moradores da região.
De acordo com engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Francisco Nunes de Oliveira Júnior, no Formigueiro, além das capacitações, os moradores também receberam da Prefeitura um trator para uso coletivo.