Prefeitura doa área para venezuelanos e Cuiabá pode ter primeira aldeia indígena urbana

Foto da manchete:  Luiz Alves

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB, apresentou, no último fim de semana, o local cedido pelo município para realocação das 53 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao, totalizando 160 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em Cuiabá.

Em respeito à comunidade, o prefeito convidou as famílias para conhecerem a área e só confirmou a doação após a concordância dos futuros moradores.

Ao conhecerem o espaço, as famílias, emocionadas, consideraram a área adequada.

A vistoria foi acompanhada por um representante do Ministério dos Povos Indígenas.

O local possui uma extensão de três hectares e meio, conta com um lago, rede de energia elétrica, e nas proximidades existem escolas, postos de saúde e linhas de ônibus.

A área fica no bairro Jardim Novo Pequizeiro, às margens da MT-040, rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, próximo onde está sendo construído o novo Hospital Universitário Júlio Muller. 

Segundo o procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Estado tinha solicitado a doação de dois hectares para a construção de 60 casas, mas com três hectares e meio, dá para construir mais de 200 casas.

Prado disse ainda que existe possibilidade do local se transformar na primeira aldeia indígena urbana do Brasil.