Foto da manchete: Ascom Senar-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, lançou, esta semana, a Área de Preservação Ambiental Bernardo Berneck, o programa Saúde no Campo.
A iniciativa tem como foco a conscientização de produtores, trabalhadores rurais e suas famílias sobre práticas de prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.
O projeto é uma ação conjunta do Senar com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, e do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Amorim, a proposta é ampliar o acesso à saúde nas comunidades do campo.
O secretário disse ainda que a iniciativa visa promover o bem-estar físico, mental e social das famílias, incentivando também a segurança alimentar e o uso consciente de tecnologias de saúde.
Nesta primeira etapa, o Saúde no Campo atenderá 30 produtores dos distritos de Limpo Grande e Formigueiro, especialmente aqueles envolvidos com o cultivo de hortaliças.
A meta é, futuramente, ampliar as ações para outras cadeias produtivas, como bovinocultura, apicultura e piscicultura.
O programa inclui diversas atividades, como palestras, workshops educativos, visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e uso de ferramentas de telessaúde.
Também está prevista a atuação de uma equipe de saúde composta por uma enfermeira e uma técnica em enfermagem.
O lançamento do programa marca o início de uma agenda contínua de ações que devem ser realizadas ao longo do ano em Várzea Grande, com o objetivo de fortalecer a saúde no campo e gerar impactos positivos na vida das famílias rurais.