Prefeitura de Várzea Grande distribui mudas para fomentar a cadeia produtiva do cacau.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, está participando do projeto Mato Grosso Produtivo – Cacau.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, que está doando 500 mudas da árvore típica da Bacia do rio Amazonas, com o objetivo de apoiar a organização da cadeia produtiva do cacau.
As mudas estão sendo destinadas a cerca de 10 agricultores familiares nas comunidades rurais Sadia 1 e 3, Dorselina Folador e Umuarama.
A seleção de quem pode receber as plantas é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e pelos representantes das associações de pequenos agricultores, que localizam aqueles que dispõem de mata nativa em suas propriedades, já que o cacau se desenvolve bem à sombra de outras árvores.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jhonattan Ferreira, a parceria da Secretaria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e a Empaer prevê, além da distribuição de mudas e cartilhas, o acompanhamento dos agricultores por parte de profissionais.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, enalteceu a parceria com o governo estadual.
Segundo o secretário, Várzea Grande está vivendo um momento muito propício para a agricultura familiar, fomentando várias cadeias produtivas, como do leite, da piscicultura, apicultura, da olericultura e agora do cacau, graças às parcerias.