Preços dos produtos mais consumidos na ceia de natal “explodiram” este ano.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas mostra que os preços dos produtos mais consumidos na ceia de natal subiram até 42% em comparação aos do mesmo período do ano passado.
O item que mais encareceu foi o lombo de porco, que está com preço 42,12% mais alto do que em 2019.
Depois do lombo, os produtos com altas mais expressivas foram o pernil, que subiu 32,8%, o peru, ficou 29,2% mais caro, a picanha aumentou 25,4%, o queijo ralado teve reajuste de 23,6% e o sorvete aumentou 21,5%.
Também tiveram aumento significativo os preços da azeitona verde com caroço, com alta de 21,6%, o macarrão espaguete, subiu 20%, e o chester, teve reajuste de 18,3%.
Dos 26 itens que compõem a lista dos produtos mais procurados para a ceia de natal, apenas dois ficaram mais baratos: panetone de frutas cristalizadas e molho de tomate, que registraram queda de cerca de 2% nos preços.