Preço da arroba do boi caiu 30% em setembro e complica situação dos pecuaristas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Valor da arroba do boi em setembro foi cerca de 30% menor que os preços praticados no início deste ano 

O desafio dos pecuaristas é concreto quando se analisa o comportamento do mercado nos últimos dois anos.

De acordo com os dados do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o valor da arroba do boi em setembro está cerca de 30% menor que os praticados no início deste ano.

E, quando comparado aos preços de janeiro de 2022, há uma queda ainda maior, na faixa de 45%. 

Diante deste cenário e com o objetivo de orientar os pecuaristas para minimizarem os prejuízos, a Hedge Agro Consultoria está realizando mentorias.

Segundo o consultor de comercialização da Hedge Agro Consultoria, Rafael Grings, a mentoria mostra e ensina a utilização correta das ferramentas que podem ajudar o pecuarista a planejar a negociação.

Se de um lado os preços da arroba do boi caíram, do outro aumentou o abate. O crescimento foi de 10%se comparado ao número de animais abatidos no último mês de agosto, com o mesmo período de 2022. 

Os pecuaristas são unânimes ao dizer que o momento é muito delicado e que essa fase é considerada uma das mais difíceis enfrentadas pelo setor.

Há vários fatores que impactaram nesse panorama, entre elas, uma redução expressiva na quantidade de fêmeas abatidas nos anos de 2020 e 2021.

Segundo Grings, é preciso olhar o mercado desde 2020 para entender o que está acontecendo hoje.

Segundo ele, este é o momento do pecuarista se capacitar e utilizar ferramentas para gerir seu negócio da porteira para fora.