POTÊNCIA. Mato Grosso é responsável por 3% das exportações mundiais de carne bovina

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso é responsável por aproximadamente 3% das exportações globais de carne bovina.

Se fosse um país, ocuparia a 9ª posição no ranking mundial de exportadores, segundo dados do Serviço de Inspeção Federal e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Em 2024, o estado produziu um milhão e 700 mil toneladas de carne bovina, liderando o ranking nacional com 17,1% da produção brasileira.

Foram abatidos seis milhões e 600 mil animais no período, consolidando a liderança de Mato Grosso como maior produtor da proteína animal no Brasil.

Segundo o diretor de Projetos do Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, Bruno de Jesus Andrade, Mato Grosso tem ganhado destaque no mercado internacional não apenas pelo volume de carne in natura, mas também pela exportação de miúdos e subprodutos de origem animal.

Ele destacou ainda que o crescimento contínuo das exportações nos últimos anos tem deixado o setor cada vez mais otimista.

Em 2025, o ritmo de produção segue aquecido, com perspectivas de abertura de novos mercados.

De janeiro a maio, o estado já abateu mais de sete milhões de bois, com destaque para o mês de maio, quando mais de mais de 553 mil cabeças foram processadas.